top of page

Projeto Meu Vizinho

O projeto “Meu vizinho” integra várias disciplinas nas quais os atendidos poderão ter vivências extra-institucionais. O que possibilita o treino de habilidades sociais e reforço dos conteúdos aprendidos em cada atendimento dentro da instituição. Proporciona ainda a identificação e o reconhecimento dos moradores vizinhos, comerciantes e espaços públicos próximos à IPEL DOWN.

Muito se discute acerca da inclusão de pessoas com necessidades especiais nos diversos contextos da sociedade. A escola e o mercado de trabalho são constantemente objetos de estudo para acolher tais pessoas. Porém percebe-se que, muitas vezes, as pessoas com síndrome de Down não reconhecem as áreas públicas e vizinhas aos espaços que comumente frequentam, tornando sua mobilidade na comunidade restrita, limitada e dependente de acompanhantes.

Diante disso, tornou-se necessária a realização do Projeto “Meu Vizinho” o qual visa, não somente, ampliar a rede de proteção mas também favorecer a autonomia e independência de nossos atendidos.

Os locais visitados, são selecionados levando-se em consideração risco, segurança e benefício;

A equipe responsável pelo projeto faz o primeiro contato com os moradores vizinhos e comerciantes para apresentação do projeto, convidando-os a participarem;

As saídas com as crianças e adolescentes da Associação, acontecem conforme cronograma e roteiro determinado.

Esse projeto só foi possível pelo apoio do BANCO ITAÚ, que acreditou no potencial de nossas crianças e adolescentes com síndrome de Down.

bottom of page