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“PROJETO MOVIMENTA DOWN”

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Uma das maiores empresas de concessão de infraestrutura do mundo.

www.institutoccr.com.br

Crianças com síndrome de Down agradecem a CCR pela colaboração

O projeto 'Movimenta Down' atende 30 crianças e/ou adolescentes com síndrome de Down de forma totalmente gratuita.

Os efeitos positivos da implementação desse projeto atinge tanto as crianças como suas famílias e escolas onde estão matriculadas e só foi possível pelo apoio do INSTITUTO CCR que acreditou no potencial dessas crianças e no trabalho que a IPEL desenvolve junto a essa população tão especial.

​Na infância, grandes habilidades motoras são adquiridas, proporcionando um maior controle corporal em diferentes movimentos e posturas usadas em muitas tarefas de vida diária.

As experiências nos primeiros anos de vida provocam a reorganização e o estabelecimento de novas conexões sinápticas e a formação de grandes redes neuronais que facilitam o processo de desenvolvimento.

A falta de experiências físicas que muitas crianças com síndrome de Down são submetidas, podem dificultar a exploração do ambiente que, associadas a um deficit de integração sensorial, percepção de si mesmas, noção de tempo e espaço, dentre outros, interferem em geral no processo do desenvolvimento cognitivo.

Aliado a essa realidade essas crianças enfrentam o deficit proprioceptivo, a frouxidão ligamentar, a instabilidade atlanto axial e a hipotonia, que são alterações motoras que provocam uma serie de problemas inclusive no desenvolvimento da fala e da linguagem.

A aquisição da linguagem é um processo complexo, essas crianças geralmente adquirem a linguagem mais tarde e têm maior dificuldade de expressão do que de compreensão.

É na fala onde se encontra uma das maiores dificuldades das pessoas com síndrome de Down e angústia da família.

Por isso, suporte e mais prática são necessários para que essas dificuldades não se tornem consistentes ao longo dos anos.

Unindo as técnicas de fonoaudiologia que desenvolvem o sistema sensório motor oral às diversas técnicas de exercício do Pilates e RPG, encontramos resultados que há alguns anos atrás não eram possíveis de serem atingidos por pessoas com a síndrome.

A equipe interdisciplinar da Associação Ivone e Pedro Lanza, composta por Coordenador, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Pedagogo, Psicólogo e Terapeuta Ocupacional, oferece suporte ao projeto, definindo as estratégias utilizadas nos atendimentos, monitorando e avaliando periodicamente os resultados.

Os atendimentos são individualizados ou em grupo dependendo da necessidade, sempre respeitando a singularidade, potencialidade e afinidade de cada um.

O fonoaudiólogo trabalha com o desenvolvimento do sistema estomatognático e da fala, adequando os órgãos da fala e as funções afetadas (mastigação, deglutição e respiração).

Porém, os processos lúdicos, afetivos e sensoriais se encontram nas diversas abordagens propostas para o desenvolvimento da fala e da linguagem dentro de uma sessão de fonoaudiologia.

Os objetivos de quaisquer atividades deverão estar relacionados com o que desejamos como produto final e para tanto podemos nos apropriar de algumas técnicas teatrais, que envolvem, estimulam a comunicação e mantêm a atenção e concentração por mais tempo, auxiliando no processo de aquisição da fala e da linguagem.

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